sábado, 21 de dezembro de 2013

Arroz com Couve

Por:Guilherme Guarche

O maior rival do eterno Campeão da Técnica e Disciplina, na Cidade de Santos por volta dos anos 30 no século passado, era o Clube Atlético Santista. E por conta dessa rivalidade esportiva e também por entender que segundo o artigo 80 da Associação Paulista de Esportes Atléticos, o qual dava ao Alvinegro mais famoso do mundo o mando de jogo nas partidas disputadas fora da capital paulista, o Santos FC que na época era presidido pelo Dr. Antônio Guilherme Gonçalves, não comparecia as partidas programadas contra o Atlético Santista em seu campo na Av. Cons. Nébias, nas proximidades da chamada linha do trem da extinta Companhia Docas de Santos, local onde hoje está instalada o campus da Universidade Católica de Santos, perdendo sempre por W.O.
O Atlético Santista no período de 1926 a 1929 participava do campeonato organizado pela Liga Amadora de Futebol e o Santos do torneio da APEA, o primeiro confronto entre ambos no Campeonato Paulista ocorreu no dia 08/06/30 e foi uma vitória do Peixe por 3 a 0, com dois gols de Feitiço e um de Mário Seixas, o Santos jogou e venceu com: Athié; Pinheiro e Meira; Alfredo, Oswaldo e Roberto; Omar, Camarão, Feitiço (foto), Mário Seixas e Evangelista, já o Atlético Santista formou com: Perth; Djalma e Nenucho; Rogério, Bisoca e Osmar; Coelho, Goulart, David, Hugo e Zezinho. Ao término do campeonato o Peixe ficou na 3ª posição e o Atlético Santista na 8ª, ao lado do S.C. Sírio, da Capital.

No ano seguinte, as equipes de Santos defrontaram-se uma única vez, empatando em 2 a 2. No ano de 1932, o Campeão Brasileiro de 2004 venceu por 4 a 2, jogando novamente na Vila Belmiro pelo campeonato que teve um só turno, devido a Revolução Constitucionalista e foi também a derradeira partida oficial entre as equipes praianas, pois com o advento do regime profissional no futebol brasileiro, o simpático "arroz com couve" do Canal 3, deixou de participar em definitivo do campeonato promovido pela APEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário