terça-feira, 12 de junho de 2012

HISTÓRIA DO ATLÉTICO CLUBE DE TRÊS CORAÇÕES-MG , TERRA DO REI PELÉ.


Atlético Clube Três Corações – Três Corações / MG

ATLÉTICO TC



Nome: Atlético Clube Três CoraçõesData fundação: 20/09/1913
Endereço: Av. Sete de Setembro s/n°
Cidade: Três Corações/MG
CEP: 37410-000
Telefone: (38) 3222-9189/9102-5776
Estádio: Elias Arbex (7000 pessoas)
Cores: Vermelho e branco
Mascote: Galo


Em atividade desde 1.913, quando um grupo de apaixonados pelo futebol reuniu-se na casa do Sr. Miguel Ainda e elegeu sua primeira diretoria, tendo como Presidente o Sr. Valério Ludgero de Resende. Inicialmente adotaram a cor vermelha e as iniciais do América do Rio de Janeiro (AFC), optando pelo nome de Atlético Futebol Clube. Tempos depois foi proposta uma nova denominação, e por todos aceita. Atlético Clube Três Corações.
A eterna rivalidade esportiva com a vizinha cidade de Varginha é tão antiga quanto o próprio Atlético, pois já na primeira partida, em 20 de janeiro de 1.914, houve muita confusão e pancadaria, mas a vitória foi nossa: 2 X 0 .

Em 1.927, devido a grandes desavenças entre as diretorias do Atlético e da Associação Esporte Clube, o agente executivo (Prefeito) Cornélio Andrade Pereira foi obrigado a intervir, promovendo a extinção dos dois clubes. Esta decisão duraria até o ano de 1.938, quando o médico Dr. Daniel volta do Rio de Janeiro e juntamente com outros companheiros, conseguem reerguer o Atlético. Em 1.941, a Liga Esportiva Tricordiana (LET), reunindo jogadores do Atlético, Raul Chaves (Canto do Rio) e Colégio Estadual conquista a Taça Guaraína, a mais importante competição do sul-Mineira. Naquele time jogava Dondinho, pai do maior jogador de futebol de todos os tempos: Pele.


De 1.941 até 1.966, mesmo no amadorismo, o Atlético formou grandes times e viu despontar inúmeros craques. Em 1.960, conquista o difícil e decantado Torneio sul-mineiro. Em 1.966, inaugura a sua sede social e , em 1.967, forma o primeiro time profissional. Em 1.970, disputa o campeonato mineiro da primeira divisão, com jogadores trazidos do Cruzeiro de Belo Horizonte, onde se destaca o ponta direita Roberto Batata. Em 1.971, além de formar talvez a sua melhor equipe, ficando atrás apenas dos três grandes da capital: Atlético, Cruzeiro e América, viu o craque Vanderley Paiva, oriundo de suas fileiras ( e filho da terra) sagrar-se Campeão Brasileiro, defendendo o Atlético de Belo Horizonte. Depois de um longo período de altos e baixos, o Atlético volta a se destacar em 1.986, ano em que se sagra Campeão Mineiro da Segunda Divisão, fato que se repetiria em 1.992.
Agora, tão próximo da marca histórica em que irá completar seus noventa e três anos de

existência, temos a obrigação de manter o ATLÉTICO vivo e vibrante, para que nos dê 
ainda mais alegrias e glórias. 























Dondinho pai de Pelé - Novembro de 1938



















Pelé em amistoso em 1971
Foto equipe de 2007: Victor Minhoto – www.jogosperdidos.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário