quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dunga no Santos e Santos nas Copas


POR:GUILHERME GUARCHE

Carlos Caetano Bledorn Vierri, ou simplesmente Dunga como é conhecido no mundo do futebol , atualmente é o técnico da Seleção Brasileira e assim como fizeram os jogadores que atuavam pelo Santos FC, Mauro Ramos de Oliveira (1962) e Carlos Alberto Torres (1970) também teve a honra de levantar a taça máxima em copas do mundo pelo Brasil como capitão da equipe canarinho.
Dunga chegou no Santos trazido pelo empresário Juan Figger juntamente com Hugo de León no ano de 1986 e durante todo o ano permaneceu defendendo as cores do Alvinegro Praiano não tendo contudo, conquistado nenhum título em sua passagem pelo time da Vila Belmiro, chegou a vencer o primeiro turno do campeonato paulista sendo desclassificado no quadrangular que apontaria o vencedor do 2º turno do certame.
Sua estreia no Peixe aconteceu no dia 23/02/1986 em partida valida pelo campeonato paulista na Vila Belmiro diante do EC Santo André que terminou com a vitória santista pelo placar de 4 a 0 com gols de Serginho (2), Carlos Alberto Borges e Paulo Leme, formando o Santos com: Evandro; Davi, Paulo Robson, Gilberto e Toninho Carlos; Dunga (Mazinho) e Junior; Celso, Serginho, Carlos Alberto Borges (Paulo Leme) e Zé Sérgio. O técnico da equipe era Júlio Espinosa.
No campeonato paulista disputou 25 partidas tendo marcado 3 gols para o Peixe. No Campeonato Brasileiro sob a direção de Chico Formiga jogou 16 partidas e marcou 1 gol. Dunga disputou no exterior o Torneio Thereza Herrera duas partidas, o Torneio Continental Cup em Dortmund na Alemanha 2 partidas e marcou 2 gols o Torneio Quadrangular de Roterdã 2 jogos e ainda disputou mais dois amistosos internacionais e também três amistosos nacionais tendo marcado 2 gols.
Ao todo pelo Santos FC Dunga disputou 52 partidas e marcou 7 gols. O primeiro gol com a camisa santista ocorreu no dia 02/04/1986 em partida do campeonato paulista diante do Grêmio Esportivo Novorizontino na Vila Belmiro e foi uma vitória pelo placar de 2 a 0 com um gol dele e outro de Zé Sérgio formando o Peixe com: Evandro; Maurício, Paulo Robson, Gilberto e Toninho Carlos; Dema e Dunga; Juninho, Serginho, Carlos Alberto Borges (Paulo Leme) e Zé Sérgio na reserva estavam: Mano, Gérson e Kazu além de Paulo Leme e Celso que entraram na partida que tinha como técnico Júlio Espinosa. A última partida em que atuou pelo Santos foi no dia 14/12/1986 em partida do Campeonato Brasileiro na Vila Belmiro no empate sem gols diante do Joinville EC formando o Santos com: Mano; Nildo, Gilmar, César Sampaio e Maurício; Dunga e Juninho; Solano (Gérson), Dino Furacão, Ribamar e Antônio Carlos (Jussie) na reservas alem dos que entraram em campo estavam Nilton, Thomé e Carlos Alberto Borges. A partida em que Dunga marcou um gol e que será sempre lembrada pelo torcedor santista é aquela jogada no dia 28/09/1986 pela campeonato brasileiro de 1986 na Vila Belmiro na presença de 8.686 espectadores e que foi vencida com goleada pelo Peixe por 5 a 0 tendo como destaque o atacante santista Dino Furacão que marcou 4 gols e Dunga o outro gol.
Quando deixou o Santos no ano seguinte, Dunga, o raçudo médio-volante que nasceu no dia 31/10/1963 na cidade gaúcha de Ijuí foi atuar no Vasco da Gama.
Nas Copas do Mundo o Santos FC teve os seguintes jogadores convocados atuando pelo selecionado nacional: na Copa de 1958 – Zito, Pelé e Pepe – na Copa do Mundo de 1962 – Gilmar, Mauro, Zito, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe – na Copa do Mundo de 1966 – Gilmar, Orlando, Lima, Zito, Pelé e Edu – na Copa do Mundo de 1970 – Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Clodoaldo, Pelé e Edu – na Copa do Mundo de 1974 – Marinho Peres e Edu. Na próxima Copa do Mundo no continente africano esperamos ter no elenco nacional alem do Rei das Pedaladas, Robinho o garoto sensação do ano, Neymar titulares do Santos FC.

FONTE: SANTOSFC.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário