domingo, 8 de julho de 2012

O jogo começa bem antes do campo..


POR: JOSÉ LUIZ TEJON

A estrutura da ética...

Ética costuma ser vista como o estudo do certo e do errado. Ética é o fundamento prioritário para a evolução da sociedade civil organizada...
E, no campo do esporte, da competição e da gestão do futebol é tudo...
Ética são os valores que definem, bem antes do campo, o que vai ocorrer do lado de dentro...
É válido para atletas, funcionários, a mídia, e principalmente para os presidentes, conselheiros, técnicos e, por que não dizer a própria torcida dos clubes...
Por que grandes jogadores de futebol caem, e não conseguem encerrar um ciclo de 15 ou 20 anos, de suas carreiras, com brilho e, mais do que jogando bem, dando exemplo de cidadania e de educação para uma sociedade humana cada vez mais carente disso?
A razão é a consciência maior ou menor do que seja ética.
Para tanto, trago da universidade um teste básico para avaliar o quanto ético um líder acredita estar sendo, entendendo que ética implica em deveres, direitos, o uso das melhores práticas e os compromissos....
O teste é responder para você mesmo, seu clube ou seu grupo de liderados as seguintes questões:
a) Eu me sentiria bem sim, se o que fazemos no nosso clube fosse divulgado na primeira página de um jornal respeitado, como o Estadão.
b) Eu me sentiria muito bem, se o que eu faço, todos fizessem numa situação semelhante.
c) É exatamente dessa forma que eu gostaria que meu clube e o meu exemplo fossem lembrados para sempre...
Se os dirigentes do seu clube, ou o atleta caro, famoso e muito bem pago, puderem responder de maneira digna às 3 questões acima, saberemos, todos, termos ali uma gestão ética. Caso contrário.... fica para o tempo revelar, o que ocorre atrás dos bastidores...

FONTE:SANTOS FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário