segunda-feira, 30 de julho de 2012

O ENVELHECIMENTO



Envelhecimento
Entende-se por envelhecimento aquelas alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. São alterações que acontecem nas moléculas e nas células, acabando por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo de um modo geral. Podemos entender as causas de ocorrências de tal período levando em consideração a genética, o estilo de vida e o ambiente em que uma pessoa vive.
A genética explica o envelhecimento através da divisão das células (mitose). Nesse processo de divisão, as sequencias de DNA se encurtam fazendo com que haja uma perda progressiva da capacidade de renovação.
O estilo de vida que uma pessoa adota pode contribuir bastante para o seu envelhecimento como ocorre, por exemplo, com o sedentário. O sedentarismo faz com que um indivíduo acumule gorduras, açúcares no organismo dificultando a ação dos órgãos do corpo.
O ambiente também favorece ou não a expectativa de longevidade de um indivíduo, já que a poluição, o abastecimento sanitário precário, o excesso de trabalho e outros fatores podem aumentar a probabilidade de envelhecimento precoce.
Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerado idoso qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade. Vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que de fato não impede uma pessoa idosa de ser social e intelectualmente ativa.
A saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia e podem ser equilibradas através de atividades sociais e de lazer. As atividades desenvolvidas não deixam que o indivíduo em fase de envelhecimento se sinta excluído da sociedade ou incapaz de exercer determinadas funções.
Os principais problemas que ocorrem durante o período de envelhecimento são os danos no sistema nervoso central, que comprometem a memória tornando-a mais fraca com o passar do tempo, e ainda, problemas psicológicos.
A expressão “envelhecimento ativo” tem crescido consideravelmente, assim como o número de seus adeptos. Trata-se de envelhecer priorizando além de atividades sociais, as afetivas, profissionais e amorosas. São atividades que preenchem o dia do idoso deixando-o ocupado e tornando-o presa mais difícil aos problemas de saúde e problemas psicológicos.

Baseado em texto do site Equipe Brasil Escola.
Equipe Brasil Escola. Envelhecimento.  Gabriela Cabral. Disponível em:  

FONTE:EDUCA O FÍSICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário