quarta-feira, 18 de julho de 2012

HOMENAGEM A ROBERTO BATATA EX-ATLETA DO ATLÉTICO CLUBE DE TRÊS CORAÇÕES-MG E DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE-BH


ROBERTO BATATA – atacante
Roberto Monteiro nasceu no dia 24 de julho de 1949.
Começou jogando no time amador do Banco Real (Bancoda Lavoura), de onde se transferiu para as categorias de base do Cruzeiro. Em 1971, o ponta Natal era vendido ao Corinthians, e Batata, apelido dado pelo ex-treinador, João Crispim, por gostar de batata frita, ocupou a posição.
Teve uma carreira curta no Cruzeiro, jogando de 1971 a 1976, marcando 109 gols em 281 partidas. Sua estréia aconteceu em Montevidéu, num amistoso contra o Peñarol, em 20 de janeiro de 1971. O Cruzeiro ganhou um novo fenômeno na ponta direita. Jogador rápido e objetivo, driblava com facilidade e chutava forte a gol. Além disso, caracterizava-se pela boa impulsão.
Em maio de 1976, o Cruzeiro começava sua arrancada rumo a conquista da Taça Libertadores. Havia vencido o internacional, Olimpia e Cerro Porteño. Na segunda fase, estreava com uma goleada de 4 a 0, frente ao Alianza, em Lima, no Peru. Batata foi escolhido pela imprensa peruana como o melhor em campo, juntamente com Nelinho, e por isso, após o jogo, foi convidado por torcedores para conhecer a cidade. Segundo o lateral Nelinho, que o considerava seu melhor amigo, por causa do passeio ambos chegaram atrasados ao aeroporto e levaram uma bronca do técnico, Zezé Moreira.
Mas, não houve tempo, para mais nenhuma homenagem de torcedores a suas belas apresentações. No dia 13 de maio de 1976, dois dias após o jogo em Lima, Roberto faleceu num acidente de automóvel, no Km 182, da rodovia Fernão Dias. O jogador ia visitar sua esposa e seu filho, em Três Corações, quando envolveu-se em um acidente com o seu Chevette. Sua morte comoveu o país e na partida de volta contra o mesmo Alianza, no Mineirão, o Cruzeiro, venceu por 7 a 1. Exatamente, o numero de sua camisa. Depois da dramática final de 1976, quando numa “molecagem” de Joãozinho, o Cruzeiro arrebatou o título, os jogadores rezaram em campo e dedicaram o título ao ex-companheiro.
Títulos pelo Cruzeiro: Mineiro de Juvenis de 1968; Mineiro 1972/1973/1974/1975; Libertadores 1976.
Marcou 110 gols pelo Cruzeiro.


FONTE:BLOG DO CRUZEIRO EC

Nenhum comentário:

Postar um comentário