sábado, 29 de janeiro de 2011

CADA UM NO SEU QUADRADO

Por: Prof.Ms.EDISON SANTOS

Não é de hoje que muito se discute sobre ocupação de espaços profissionais quando o assunto é Esportes por outros profissionais de outras aréas:

Com a regularização da profissão, LEI N.º 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998 , alguns profissionais se beneficiaram:
"Art. 90-E Todo ex-atleta que tenha exercido a profissão durante, no mínimo, três anos consecutivos, ou cinco anos alternados, será considerado, para efeito de trabalho, monitor na respectiva modalidade desportiva."

O problema é que não possuem conhecimentos sobre fisiologia, biomecânica, aprendizagem motora, pedagogia e outras áreas científicas e, também muitos, infelizmente, não possuem nível intelectual para conduzir esse tipo de trabalho.
O que não pode mais ocorrer é observarmos treinamentos sem o mínimo de fundamentação teórica, que acabam por prejudicar os atletas em vez de auxiliá-los no desenvolvimento futuro de suas carreiras ou de sua formação como cidadãos.
Tudo bem é lei vamos cumprir, mas o que vêmos hoje não e bem assim , pessoas que exercem cargos antagônicos com o esporte se beneficiando do mesmo para alta afirmação e não dando opotunidades para profissionais e entidades que tem como finalidade na sua razão social os esportes.
E agora, era só o que faltava: todo mundo quer tirar uma lasquinha dos esportes para sobreviverem na sociedade, largando a sua profissão e de certo modo tirando o lugar de atuação de profissionais que tiram da sua profissão o ''ganha pão'', para sustentar sua família.
Que universo tão sem linhas divisórias é esse? Pois é, se você está ‘absurdado’, não deveria. Saia de nosso ideal imaginário de profissão e seja bem-vindo ao novo mundo, sem fronteiras, sem organogramas rígidos, sem muita complicação, mas com um público cada vez mais ávido por qualidade. Está preparado?
Suponhamos que eu tenha uma familia que acaba de chegar na nossa cidade e ela queira tirar dúvidas sobre um assunto corriqueiro para grande parte da população: Atividade Fisíca e Esporte: Qual a melhor pessoa para cuidar desse projeto? Os professores de Educação Física que possuem conhecimentos em fisiologia, anatomia, biomecânica, crescimento e desenvolvimento humano, pedagogia, aprendizagem motora, nutrição, possuem também conhecimento sobre psicologia, sociologia, medicina e antropologia do esporte. As formas de ensino das habilidades motoras básicas e específicas do esporte também são fornecidos na faculdade de Educação Física.
No Art. 3º LEI N.º 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998 - Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar,supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
O importante é que tenhamos a consciência de que o planejamento deverá ser feito por quem entende do assunto, ENTÃO CADA UM NO SEU QUADRADO.
 
OS PELÉ'S ENCONTRA-SE ABERTO A DISCUSSÃO, NÃO TEM PRECONCEITO , E SÓ CONECTAR COM TRANSPARÊNCIA, DÊ O SEU NOME E SUA OPINIÃO, DENTRO DO ASSUNTO ABORDADO.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:  CONFEF - Conselho Federal de Educação Física

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é uma instituição de direito público que tem como objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar ..

BLOGS: Edir Maurício Moreira , Só Notícias / Leandro J. Nascimento,
REVISTA : Jus Vigilantibus: Luiz Guilherme Marques

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