segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NOTÍCIAS DAS CHUVAS EM SÃO LOURENÇO MG

POR: Prof.Ms.EDISON SANTOS
Chuva năo altera rotina da cidade

A chuva constante e forte dos últimos dias não alterou a rotina em São Lourenço. O comércio e as empresas funcionam normalmente. Os turistas em visita à cidade não desperdiçam um minuto de estiagem, aproveitando para andar de charrete, passear no Parque das Águas ou ir às compras. A cheia só alagou áreas de várzea do rio Verde, nos bairros da Estação, Federal e Centro, além da Ilha Antônio Dutra.
Até a tarde desta sexta-feira (14), a Defesa Civil do Município contabilizava 20 pessoas desabrigadas e 92 desalojadas. Os desabrigados foram levados para a Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza, próxima à rodoviária. A Secretaria de Desenvolvimento Social está providenciando o cadastro e fornecendo alimentação a todos.
Na quinta-feira (13), o rio Verde alcançou o seu maior nível, desde que começaram as chuvas desse verão. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rio ficou 4,5 metros acima do nível normal. O secretário de Obras, Luiz Sérgio Carbone explicou que a vazão normal é de 180 m³, mas que até esta sexta-feira, o Verde corria com uma vazão de 1800 m³.
Nos últimos dias, o prefeito Zé Neto e o vice-prefeito Serginho se revezaram durante o dia, à noite e de madrugada para visitar as áreas de risco. O Secretário Municipal de Gabinete, Marcos Teixeira, se deslocou para a Defesa Civil para dividir com o coordenador, Rogério Melo, as ações de auxílio desenvolvidas com o Corpo de Bombeiros nas cidades vizinhas.
Todos os serviços municipais funcionam normalmente. Mas para apoiar a Defesa Civil, socorrendo a população ribeirinha, vítima da cheia, a secretaria de Serviços Urbanos deslocou 120 homens, sete caminhões e todo maquinário disponível. Com isso, os serviços de capina e limpeza das ruas ficaram prejudicado nos últimos dias.
O atendimento ao público no prédio da prefeitura, localizado ao lado do rio, também foi precário. Por orientação da Defesa Civil e por precaução, o prefeito Zé Neto determinou a mudança de todos os equipamentos e documentos para os andares de cima, iniciando a reorganização definitiva da estrutura física. No novo modelo de funcionamento, o térreo terá apenas os departamentos para atendimento ao público e o gabinete avançado do prefeito, para atender a população.
 
Publicado em : WWW.SÃOLOURENÇO.MG.GOV.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário