quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESLOVÉNIA HOMENAGEM DO OS PELÉ'S

 POR:PROF.Ms.EDISON SANTOS


Ficheiro:Ljubljana from the Castle.JPG

          CAPITAL DA ESLOVÉNIA Ljubljana,

A Eslovénia (português europeu) ou Eslovênia (português brasileiro) (em esloveno Slovenija) é um pequeno país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo Mar Adriático.

O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.
    Ao longo da história da Eslovénia, o país fez parte do Império romano, do Império bizantino, da República de Veneza, do Ducado da Carantania (o actual norte esloveno), do Sacro império romano-germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco (conhecido mais tarde como Áustria-Hungria), do Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios, do Reino da Jugoslávia e da República Socialista Federativa da Jugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 1991.
    A sua capital é Liubliana que também é a maior cidade do país. Actualmente, concentra quase um sexto da população da Eslovénia. Faz parte da União Europeia desde 2004, e é também o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da Zona Euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN.



                                                FUTEBOL ESLOVENO

       A Seleção Eslovena de Futebol representa a Eslovênia nas competições de futebol da FIFA. A Seleção Eslovena surgiu em 1992, depois da emancipação da Eslovênia junto a República Socialista Federativa da Iugoslávia no ano de 1991. Anteriormente, os eslovenos eram representados pela Seleção Iugoslava de Futebol.

    Entre os maiores resultados alcançados pela Eslovênia estão as participações nas Copas do Mundo de 2002 e 2010 e na Eurocopa de 2000.

SELEÇÃO DE FUTEBOL DA ESLOVÉNIA

          OS PELÉ'S AGRADECE A TODOS OS ESLOVENOS POR  ACESSAREM O
                                 BLOG OS PELÉ'S.BLOGSPOT.COM



FONTE:  Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário