quinta-feira, 21 de abril de 2011

O tricordiano Edson Dico Pelé

PELÉ AGRADECENDO AOS CÉUS


O REI PELÉ EM TRÊS CORAÇÕES MG  SUA TERRA NATAL

 

Por: Fernando Ortiz


É um prívilégio estar presente neste primeiro ’’ O tricordiano ‘’, que tem como objetivo a publicação e o apoio a todas e possíveis manifestações culturais,artísiticas e nobres desta terra que, além de inúmeros talentos e artes desperdiçadas pela falta de apoio e projetos viáveis para com nossos artistas, é também a cidade que viu nascer o Reí Pelé.

Edsin Arantes do Nascimento nasceu em 23 de Outubro de 1940, filho da tanmbém tricordiana Celeste e de João Ramos do Nascimento, Dondinho, natural de Campos Gerais. Em Três Corações também nasceu Jair, seu irmão do meio.
   Dico - assim chamado pela familia desde a infância- aqui viveu até os três anos e meio
de idade.
 Daqui partiram para São Lourenço, onde nasceu a caçula Maria Lúcia.
De lá foram para Bauru-SP, onde surgiu o apelido Pelé. De Bauru, Edson-Dico- Pelé muda-se  para Santos e desponta para o mundo. Desde os 17 anos até hoje Pelé foi respeitado, admirado, homenageado, e saudado po onde passa. Menos ... aqui, na sua cidade que viu nascer. Só aqui, a cidade,  que teve o privilégio de ter seu umbigo enterrado, é que não dão a menor importância para o conterranêo genial! Por que isso ? Nestes 17 anos de luta e '' Peléja'', cheguei a uma conclusão: é um misto de imcompetência, inveja , racismo, preconceito,preguiça, vaidade, falta de querer ver a cidade progredir com qualidade. Falta '' tricordianismo'' : falta aos políticos que assumiram, assumem e assumirão o poder, a alegria em fazer a cidade e os que aqui vivem prosperem. Nossos administradores- já de tempos! - têm um pensamento meio'' saneamento básico'' : só conseguemfazer o óbvio. É certo pensar e agir pelo saneamento básico também, mas pensamentos e ações grandiosas são necessários.Ainda mais quando o assunto é Pelé: o turismo não pode ser tratado como uma "operação tapa-buracos"! Vejam o exemplo do ET de Varginha: pensamentos grandiosos, ações criativas desprovidas de vaidade, transformaram a cidade em uma atração turística internacional. E isso com um ser do outro planeta! Nossos governantes não conseguem fazer NADA com esse ser vivo que é Pelé...
Economistas do mundo inteiro dizem que "o turismo é a economia que mais cresce no planeta". Nós temos o mito vivo mais saudado no mundo e não sabemos aproveitar essa possibilidade de progredirmos através do Turismo Pelé. Turistas do mundo todo aqui aparecem para conhecer a cidade que viu nascer o atleta do século XX.
  A cidade nunca soube explorar de forma inteligente e sustentável esse filão gratuito que é ser o berço do Rei Pelé. Turistas têm tempo e dinheiro de sobra: mas quando aqui chegam, pouco encontram.
Copa do mundo chegando e o que temos de concreto? Sonhos. Sonhos, projetos e devaneios. De concreto, apenas a bela, mas não iluminada e mal posicionada estátua "no trevo da Coca-Cola", a praça Cel José Martins onde fica a estátua em homenagem ao tricampeonato mundial, um terreno onde ele nasceu (que se encontra abandonado), um ginásio poliesportivo que nem o nome do homenageado tem pintado na fachada, e uma sala de cópias de fotos e documentos, na Casa da Cultura. Só. Mais nada! Não: esse descaso é de doer! é inadmissível continuarmos com essa ignorância para com o assunto Turismo Pelé!
Que atestado de incompetência e insanidade passamos ao mundo todo! Que "mico pagamos" para para os turistas que AINDA aqui aparecem: nem o templo de todos os jogadores de futebol - que é o estádio de futebol - nem este templo, na cidade que viu nascer o eterno Rei do Futebol, nem ele tem seu nome. Três Corações mostra ao mundo inteiro seu desprezoe burrice, não tendo no único estádio de cidade, o nome de Estádio Rei Pelé!
não devemos esquecer que o ex prefeito José Sobrinho foi o primeiro a enxergar longe e homenagear o então jovem Rei : foi através dele que, no ano de 1966 ( Pelé com 16 anos!), surgiu a primeira homenagem ao conterrâneo ilustre. E estava inaugurada - com a presença "dele" - a Rua Edson Arantes do Nascimento. Ano depois, em 1972, o então prefeito "Sô Dilon" teve sua visão de turismo e fez a Praça Cel José Martins, que até hoje tem esse nome e o "apelido" de Praça Pelé. De lá pra cá, muito pouco ou quase nada foi feito. O turismo e o turista escorrem por nossas mãos e fogem de nossa cidade.
Até quando, meu Deus? Será que ninguém - que tem o poder - vai acordar para essa ignorância quando o assunto é turismo Pelé? O problema não é o município não vai ter verba para cuidar do assunto: o problema é a falta de verbo dos administradores. Nestes últimos 54 anos, desde quando o tricordiano Edson virou o Rei Pelé, o pensamento dos administradores é medíocre. Perdemos de comemorar junto com o mundo os 20, 30, 40, 50, 60 e recentemente os 70 anos de pelé. Vamos perder o 71, 72, 73 ...? Vamos perder  a Copa do Mundo de 2014? Acorda, gente! por incrível que pareça, ainda dá tempo!"


Fernando Ortiz é artista tricordiano e está, há 17 anos, "Peléjando"   

FONTE: O TRICORDIANO- ANO I- N.1 TRÊS CORAÇÕES MG- MARÇO /ABRIL 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário