sábado, 30 de abril de 2011

'' PELÉ DEUS NEGRO DO FUTEBOL''

    POR: PROF.Ms.EDISON SANTOS
     
 Pelé e Edison: Deus e mortal na terra do futebol

Zeus, com toda sua sabedoria chamou-o e disse-lhe: “Pelé, és o Deus do futebol, enviar-te-ei ao planeta Terra para que mostres tua magia”.


Quando nasceu seu primeiro filho com dona Celeste no dia 23 de Outubro de 1940 na cidade de Três Corações-MG, Dondinho teve uma luz e resolveu batizar o menino com o sobrenome do inventor da lâmpada elétrica Thomas Alva Edison. Assim veio ao mundo Edison Arantes do Nascimento.

O menino Edison, tal como o filete incandescente do inventor norte-americano, nasceu para brilhar. Zeus, do alto do Monte Olimpo, estava reunido com alguns deuses como Thor, Deus do trovão e Athena, Deusa da guerra quando reparou que havia no jardim do palácio um Deus negro brincando com uma esfera que parecia o globo terrestre. Esse Deus estava com o mundo aos seus pés. Zeus, com toda sua sabedoria chamou-o e disse-lhe: “Pelé, és o Deus do futebol, enviar-te-ei ao planeta Terra para que mostres tua magia”. O escolhido de Zeus para encarnar o Deus do futebol, todos sabemos: O iluminado Edison Arantes do Nascimento.

Edison é de Três Corações, mas parecia ter três pulmões. Desde pequeno, espelhando-se no pai Dondinho que fora jogador, Pelé já corria atrás da pelota nos campos de Bauru, interior de São Paulo. O visionário Waldemar de Brito percebeu a genialidade daquele negrinho e o levou pra Santos com 14 anos. O resto da história o mundo conhece.

Inspirado pelos Deuses do Olimpo, Pelé fazia com a bola o que gênios como Beethoven e Mozart fizeram com a música; Michelângelo com a escultura, Van Gogh com a pintura entre outros gênios que foram escolhidos a dedo para desfilarem a plenitude de seu talento nessa Terra de meu Deus.

Eu como amante do futebol não tive o privilégio de assisti-lo em campo. Meu pai falava: “Quando Ele vinha com a bola dominada dava medo!” Só fui ter essa dimensão depois de assistir ao filme Pelé Eterno.

Um exemplo de dedicação e profissionalismo. Jogador iluminado, completo e espetacular. Não há como compará-lo a um simples mortal. Nesse caso, o simples mortal é o Edison. “Pelé é de Saturno”, como diz seu antigo companheiro de Santos José Macia, o Pepe. O Rei mesmo separa essas duas figuras: Edison e Pelé. Só separando mortal de entidade é que se pode explicar como esse jogador foi fenomenal e insuperável.

Completando 70 anos neste 23 de Outubro, Pelé continua sendo uma das figuras mais conhecidas do mundo, mesmo após 33 anos de sua despedida dos gramados. Um dia o jornalista Armando Nogueira escreveu: “Pelé já era o melhor antes de ser; e continua sendo, mesmo depois de ter sido”.
Parabéns Edison Dico Gasolina Pelé!

Palavra de Aló.
 Autor: Roberto Aló Filho

FONTE: GOOGLE

3 comentários:

  1. Legal ver meu texto postado aqui. Parabéns pelo blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. tinha que joga pro inter

    ResponderExcluir
  3. Zeus é o deus do trovão e Thor não é grego mas tirando isso ficou bem legal

    ResponderExcluir