terça-feira, 12 de abril de 2011

SÃO TOMÉ E PRINCIPE , OBRIGADO DO OS PELÉ'S


São Tomé – O Futebol Clube de Vitória do Riboque sagrou-se campeão da ilha de São Tomé.




 por José Vidal
...São Tomé e Príncipe, ex-colônia portuguesa na costa africana, enfrenta problemas típicos dos países subdesenvolvidos, mas encantam pela natureza privilegiada.
  Em minha primeira experiência de trabalho internacional, nada, nem mesmo a fabulosa Paris ou a belíssima estrutura arquitetônica de Lisboa, foram capazes de mexer tão profundamente com os meus sentimentos quanto o pequeno e pacato país chamado São Tomé e Príncipe, duas ilhas localizadas a somente 150 Km da costa africana e com uma população de aproximadamente 135 mil pessoas.
. As pequenas e simpáticas ilhas perdidas no imenso Oceano Atlântico e que formam um único país ou "um país único", conquistaram sua independência há somente 25 anos, em 1976, após séculos de colonização portuguesa. São Tomé e Príncipe mantém até hoje a luxúria da corte em seus casarões espalhados pelas cidades, alguns deles, ocupados por famílias que os invadiram em busca de moradia.

. A condição de vida do povo de São Tomé é como a de outros países africanos. A inflação rondava os 200% ao mês e o plano econômico adotado pelo governo gerou recessão e acentuou ainda mais a pobreza. O sistema de educação é precário; o governo só oferece o ensino fundamental. Para cursar o ensino médio, o aluno tem que ir à Lisboa para concluir seus estudos. Existem bolsas que financiam a ida dos estudantes, mas estão restritas à elite.
Divulgação/Turismo São Tomé e Principe

Pico Cão Grande

    Na área da saúde, a malária é responsável por 60% dos óbitos tanto em crianças quanto nos adultos. Motivo: as pessoas vendem os medicamentos distribuídos pelas autoridades para poder comprar alimentos. Em todo país não existe sequer um cardiologista para atendimento da população; o governo dispõe somente de um clínico geral e um ortopedista. O chefe da psiquiatria é um técnico em radiologia e o número de leitos para atendimento na capital não chega a 400.
 Os partos são feitos em sua maioria por parteiras. A única maternidade do país atende hoje 60% a mais do que sua capacidade e as doenças sexualmente transmissíveis estão se espalhando assustadoramente.
. Apesar de tanta miséria, a natureza em São Tomé e Príncipe ainda permanece praticamente intocada. A vegetação que cobre o território continua com 70% de suas matas intactas.
O povo de São Tomé é educado e risonho, apesar do jeito tímido e recatado, fruto de anos sem comunicação mais estreita com o mundo exterior. Por que então o país não lança mão desses recursos e abre suas portas para o turismo? Doenças como a malária e a falta total de saneamento básico impedem que o país receba visitantes, o que prejudica seu desenvolvimento.

. Mas mesmo assim, com todas suas dificuldades e com um bom banho de repelente, vale a pena ir a São Tomé e Príncipe para receber um sorriso de um cidadão quando ele percebe que você é brasileiro. Quem sabe aquela ilha, mesmo distante, mas com tantas características semelhantes ao Brasil, não seja um pedacinho da Bahia que se descolou de nosso imenso continente?

*José Miguel Vidal Júnior é jornalista

OS PELÉ'S AGRADECEM A TODOS DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE POR ACESSAR O NOSSO BLOG.
                                         OS PELÉ'S BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário