quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Olimpíadas Escolares 2011 cumprem seu papel esportivo e social em Curitiba


A sétima edição das Olimpíadas Escolares para atletas de 15 a 17 anos terminou neste domingo, dia 11, em Curitiba, no Paraná. De 2 a 11 de dezembro, a capital paranaense recebeu os melhores atletas do Brasil em suas categorias. Jovens das cinco regiões do país tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas, interagindo com a elite do esporte de todos os estados. Eles foram observados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelas Confederações Brasileiras e voltaram para casa com uma nova e marcante experiência de vida.

Participaram do evento 1.129 instituições de ensino, sendo 710 públicas e 419 particulares. Somente a participação na etapa nacional já é uma vitória, afinal 3.641 alunos-atletas competiram na capital paranaense. No total foram 1.137.292 (694.642 masculinos + 442.650 femininos) jovens inscritos em todas as etapas estaduais. 

"Muitos dos jovens que competiram nas Olimpíadas Escolares 2011 mostraram que têm condições de evoluir e, quem sabe, representar o Brasil nas principais competições internacionais. Esse resultado justifica plenamente o investimento que o COB vem fazendo desde 2005 nas Olimpíadas Escolares, com recursos da Lei Agnelo Piva. É um evento que já se consolidou como base de observação das Confederações Brasileiras Olímpicas, revelando atletas para as seleções de base, e se tornou referência internacional", ressaltou o superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire. 

Durante nove dias, foram realizadas competições em 12 esportes: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez. "O padrão adotado por nós, organizadores, é alto, mas continuamos evoluindo a cada evento, a cada edição. Estamos lapidando a competição e sua programação educativa e cultural", disse Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Grandes nomes do esporte brasileiro, medalhistas olímpicos, pan-americanos e campeões mundiais participaram como Embaixadores das 12 modalidades do evento. A função dos embaixadores é passar a experiência adquirida em vários anos de atividade esportiva internacional aos futuros atletas do Brasil, em uma série de atividades que incluem palestras, demonstrações, cerimônias de premiação e atividades culturais. 

Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Diogo Silva (taekwondo), Edinanci Silva (judô), Emanuel Rego (vôlei de praia), Fofão (voleibol), Franklin Roosevelt (futsal), Henrique Rodrigues (natação), Hernandes Quadri Júnior (ciclismo), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Jaime Sunyé Neto (xadrez), Janeth Arcain (basquete), Vanderlei Cordeiro (atletismo) e Zeba (handebol). A competição contou ainda com duas presenças ilustres: o campeão de vôlei nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Giba, e o medalha de prata nos Jogos de Sydney 2000 no revezamento 4x100m, Vicente Lenilson.

A competição também serviu de observação para técnicos e auxiliares que trabalham com as categorias de base do esporte brasileiro. Pelas arquibancadas dos ginásios de Curitiba passaram os técnicos das seleções brasileiras de basquete Cristiano Cedra (Sub-15 feminina) e André Germano (Sub-16 masculina); o técnico da seleção infanto feminina de voleibol Maurício Thomaz e o auxiliar-técnico da seleção masculina infanto e juvenil, Vinícius Gamino, o Alegrete; e o técnico das seleções masculinas de base de handebol Ivan Maziero, o Macarrão,

Em 2012, Poços de Caldas (MG) será pela quinta vez a sede das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos. Já Cuiabá (MT) faz sua estreia no calendário das OEs e receberá a edição para atletas de 15 a 17 anos. 

"No próximo ano teremos algumas novidades como a inclusão da luta livre, 12 a 14 anos, e o vôlei de areia, na categoria 15 a 17 anos. O evento continua sendo um sucesso, mas nosso objetivo é sempre evoluir", destacou Edgar Hubner.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário