quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Olimpíadas Escolares 2011

Em 2011, Curitiba acompanhou de perto o surgimento de novos talentos nas seguintes modalidades:

ATLETISMO - Foram estabelecidas sete novas marcas da competição. Destaque para a velocista catarinense Tamiris de Liz, do Colégio da Univille, que bateu o recorde dos 200m que já era dela, e dos 100m que pertencia à carioca Barbara Leôncio, desde 2008. Outras cinco marcas foram superadas. Patrícia Silva, da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar (MT), venceu os 3000m rasos com 10m14s12; Noelia Amorim, do Colégio Estadual Campo Mourão (PR), quebrou o recorde do lançamento de dardo, com 44,92m; Anderson Barbosa, do CEF INCRA 08 (DF), conquistou nova marca nos 200m rasos, com 21s72; Kleanderson Melo, do CEM 404 Santa Maria (DF), fez 48s34 nos 400m; e no arremesso de peso, o mineiro Nelson Henrique Fernandes, do Centro Educacional Genny Gomes, conquistou o título com 18,90m.

BASQUETE - O Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP) é o novo campeão feminino da Divisão Especial ao derrotar o Colégio ADN, do Rio de Janeiro, por 60 a 31. A medalha de bronze ficou com o Colégio Atual, de Pernambuco. No masculino, o Colégio Ápice, de Minas Gerais, garantiu o título ao vencer o La Salle Santo Antonio, do Rio Grande do Sul, por 73 a 66. O terceiro lugar foi para o Colégio Amorim, de São Paulo. Na Divisão Especial feminina, o primeiro lugar ficou com o Colégio Sinodal, do Rio Grande do Sul, que superou o Colégio QI Epitácio, da Paraíba, por 49 a 41. Medalha de bronze para o Colégio Darwin, do Ceará. E, no masculino, a medalha de ouro ficou com IRB, de Roraima, que ganhou na final do ICE, do Mato Grosso, por 71 a 63. A terceira colocação foi do Colégio Intensivo de Alagoas. 

CICLISMO - As ciclistas de São Paulo Nayara Gomes e Patrícia Camargo ganharam a prova do revezamento, com percurso de 1.950m, em 3min06s15, pouco mais de um segundo de vantagem para as paranaenses Gabriela Gomes e Mariane Batista, que ficaram com a medalha de prata, com 3min07s27. A equipe potiguar, formada por Alice Tamarys e Raiza Garcia completou o pódio, com 3min13s72. No masculino, a equipe de São Paulo, formada por Gustavo Lazaro e Martim Rodrigues, completou a distância em 2min36s63. Os paranaenses Fernando Sikora Junior e Vitor Henrique Bayerl ficaram com a prata com 2min37s58. E os catarinenses Felipe dos Passos e Jean Carlos Baron fecharam a prova em 2min41s90 e garantiram a medalha de bronze. Na prova de estrada os vencedores foram a paulista Nayara Gomes e o paraense Ângelo Silva Junior. E na prova contra o relógio vitória da paranaense Mariane Batista e do paulista e do gaúcho Endrigo Pereira. 

FUTSAL - Na Divisão Especial só deu Santa Catarina. No masculino, a Escola de Educação Básica Alberto Bauer (SC) bateu na final o Colégio Santa Emília (PE) por 3 a 0, enquanto na feminina a Escola de Educação Básica Dom João Becker (SC) ganhou da Escola Padre Celeste - Marambaia (PA) por 4 a 2. Na 1ª Divisão feminina, o campeão foi Colégio Mace, de Campo Grande (MS), com a vitória de 2 a 0 sobre o Colégio Augusto dos Anjos (PB). Já na masculina a medalha de ouro ficou com o Colégio Senhor dos Caminhos (RS), que goleou a Escola Estadual Raul Sérgio (PI) por 9 a 3.

GINÁSTICA RÍTMICA - A capixaba Emanuelle Lima, da Escola Santa Adame, conquistou cinco medalhas de ouro, sendo quatro individuais e uma por equipe, com a conterrânea Carolina Garcia. Manu venceu os três aparelhos (bola, maça e arco) e o individual geral. A atleta de Vila Velha somou 23.575 na bola, 23.525 na maça e 24.150 no arco, totalizando 71.250 pontos no individual geral. A paranaense Bruna Morais, da Fundação Educacional de Toledo (FUNET), ficou com a medalha de prata nas cinco provas, totalizando 67.700 pontos. Em terceiro lugar no individual geral ficou a também paranaense Mayra Gmach, com 63.750. Gmach levou o bronze ainda nas maças. Já a capixaba Carolina Garcia ficou com a medalha de bronze no arco e na bola.

HANDEBOL - Na Divisão Especial masculina, o Colégio Vinícius de Morais, de Sorriso (MT), venceu o Colégio Castro Alves, de Cariacica (ES), por 25 a 16 e conquistou a medalha de ouro. O bronze foi para o CAIC Balduíno Barbosa de Jesus (PI). No feminino, a campeã foi o Colégio Castro Alves, do Espírito Santo, que superou o Colégio Jesus Maria José, de São Paulo, por 25 a 19. O terceiro lugar ficou com o Colégio Dr. Paulo Gissoni. Na 1ª Divisão os primeiros colocados foram o Colégio São José, de Santa Catarina, no masculino, e a Escola Maria Teresa, do Rio Grande do Sul. 

JUDÔ - Os atletas do Mato Grosso do Sul conquistaram cinco medalhas de ouro, sendo uma por equipes no feminino e quatro individuais com Larissa Farias (ligeiro), Layana Soares Colman (meio leve), Ana Carla Rios (meio médio) e Camila Nogueira (pesado). As outras medalhistas de ouro foram a carioca Jessica Pereira (leve), a brasiliense Angélica Carvalho (super ligeiro), a gaúcha Camila Zeferino (médio) e a paulista Beatriz Oliveira (meio pesado). No masculino, São Paulo faturou o título por equipes e mais cinco individuais: Ricardo Santos Júnior (leve), Vitor Carvalho (ligeiro), Gabriel Alves (super ligeiro), Caio Brígida (meio médio) e Gabriel Souza (meio pesado). Os outros campeões foram o carioca Luiz Freire Filho (meio leve), o catarinense Alison Silva (médio) e o gaúcho Vinicius Bandeira (pesado)

NATAÇÃO - O principal nome foi a paulista Gabriela Mello, de 15 anos, do Colégio Amorim (SP). Ela faturou a medalha de ouro e o recorde nos 200m medley (2m26s33) e nos 100m costas (1m07s64). Outras sete novas marcas foram estabelecidas na piscina do Clube Curitibano. O nadador Eduardo Amorim Lopes, da Escola Estadual Monteiro Lobato (RR), superou a marca na semifinal dos 50m livre (24"00); Lucas Antônio dos Santos, da Escola Jardim das Nações (SP), fez 27s71 nos 50m costas; Luiz Altamir Lopes Melo superou a antiga marca dos 100m livre, com 52s98; e Daniel Lacerda de Jesus, do Colégio Adventista de Indaial (SC), venceu os 50m borboleta (24s84); Três marcas foram superadas nas provas de revezamento. A equipe capixaba venceu o 4x50m livre com 1m49s92; o Paraná ganhou o 4x50m medley feminino com 2m04s17 e São Paulo superou o recorde dos 4x50m medley masculino, com 1m47s35. 

TAEKWONDO - Na categoria leve vitória de Jonny Brizio, do Brizolão 424 Pedro Amorim, do Rio de Janeiro, e Alline Resende, do SESI - Barbacena, de Minas Gerais. Na categoria médio medalha de ouro para o pernambucano Diogo Guedes Caldas, do Colégio Humberto Barradas, e para a paulista Cleicimara Antonioli, do Colégio ETEC Vargem Grande do Sul. E na categoria pesado os vencedores foram Matheus Santos, do Colégio Juvenal Lamartine, do Rio Grande do Norte, e Amanda Santos, do Centro Eucacional ETIP, de São Paulo.

TÊNIS DE MESA - O amapaense Caio Lobato, do Centro de Ensino Podium, e a catarinense Priscila Salvador, da EEB Valdete Zindars, conquistaram a medalha de ouro nas finais individuais. Na final, Caio Lobato superou o catarinense Daniel Carvalho, da EEB Adelina Regis, por 3 a 2 de virada (8/11, 7/11, 11/3, 11/9 e 11/5. Já Priscila Salvador venceu a paulista Karina Hayama, do Objetivo Litoral (SP) também por 3 a 2 (11/8, 11/9, 9/11, 5/11 e 11/4. Na decisão por equipes masculina o título ficou com Santa Catarina (3 a 2 no Ri de Janeiro), enquanto no feminino o campeão foi Mato Grosso do Sul (3 a 2 em Santa Catarina). As medalhas de bronze ficaram com São Paulo (feminino) e Rio Grande do Norte (masculino).

VOLEIBOL - Na final da Divisão Especial feminina, a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, de Nova Trento (SC) venceu o Centro Educacional da Lagoa (RJ) por 3 sets a 1 (25/21, 18/25, 25/19 e 25/23). Em terceiro lugar ficou o Colégio Martin Luther King (RS). No masculino, o Colégio Regina Mundi (PR) ganhou do Colégio Nova Geração por 3 a 0 (25/14, 25/13 e 25/17). Na terceira posição ficou a Escola Emílio Nemer (ES). Na 1ª Divisão feminina o título foi para o Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba (PR), que derrotou a Escola Miguel Cervantes (AM) por 3 a 1 (25/22, 25/21, 18/25 e 25/14). No masculino a medalha de ouro foi para o Colégio Polígono (PB), que passou pela Escola Noronha Filho (E) por 3 a 0 (25/17, 25/12 e 25/21). 

XADREZ - A paranaense Elise Yuriko Kawabata conquistou a medalha de ouro. Na última rodada, Elise venceu a paulista Vitória Ramillo, que estava invicta no torneio, alcançando 4,5 pontos em cinco partidas. Ramillo, da Escola Estadual Basy Bassit (SP), ficou com a prata e a mineira Fernanda Rodrigues, do Sesi Belo Horizonte (MG), levou o bronze. Com cinco vitórias em cinco partidas, o mineiro João Paulo Cassemiro, do Colégio Objetivo, faturou a medalha de ouro. Pré-classificado número 1 do torneio, Cassemiro venceu o paranaense Geovani Broday, do Colégio Sepam - Ponta Grossa (PR), na última e decisiva partida. Nono pré-classificado, Broday ficou com a medalha de prata, com quatro pontos. O carioca Miguel Angelo de Carvalho, do Colégio e Curso CEM (Centro Educacional Mingozzi), garantiu o bronze, também com quatro pontos em cinco jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário