quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

''SER HUMANO DE VERDADE NO CORAÇÃO É NA EMOÇÃO''


ASSOCIAÇÃO  BENEFICENTE GALVÃO BUENO 

APRESENTAÇÃO
A Associação Beneficente Galvão Bueno é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a convivência familiar bem sucedida.
Diante da realidade do crescimento da população idosa brasileira, um grupo de profissionais liberais, especialmente da área médica, e empresários uniram-se em torno da liderança de Galvão Bueno e sua mãe Mildred Galvão Bueno para a construção de um Centro de Convivência para o Idoso.
JUSTIFICATIVA
O crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial, no Brasil a expectativa de vida passou de 33,7 anos para 68,5 anos, representando aproximadamente 10% da população total brasileira.
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE GALVÃO BUENO
Para um sonho se tornar realidade, antes é preciso acreditar nele Nascida do sentimento comum de um grupo de Londrinenses interessados em contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em sua cidade, a Associação reúne profissionais liberais (especialmente da área médica) e empresários, em torno da liderança do Sr. Galvão Bueno ­ reconhecido comunicador da área esportiva, e sua mãe Sra. Mildred Galvão Bueno, ambos Londrinenses por opção.
Nos primeiros artigos de seu estatuto, a entidade, constituída em 20 de outubro de 2003, declara o objetivo de promover, por todos os meios ao seu alcance, o desenvolvimento social, educacional, cultural e esportivo, tendo como finalidade principal empreender iniciativas destinadas à promoção das pessoas idosas, contribuindo para uma vida sadia, integrada e participante.
A justificativa para esta ação reside no fato de que, por mais que se implementem políticas de apoio e proteção ao idoso, há uma grande demanda a ser atendida. A crescente população de idosos no Brasil já está próxima a 10% do total; em Londrina, esse percentual representa algo em torno de 45 mil pessoas. A Associação Beneficente Galvão Bueno surgiu, portanto, com o
ideal de fomentar iniciativas e somar esforços pela melhoria das condições de vida do idoso, pelo que foi declarada de Utilidade Pública pela Lei Municipal Nº 9.327, de 31 de dezembro de 2003.
Dada a posse, a diretoria da Associação, investida de suas atribuições, iniciou de imediato o planejamento das ações propostas, e decidiu pela premência de uma estrutura física para implementar suas atividades. A proposta da Associação foi apresentada aos poderes Executivo e Legislativo da cidade que, em uma demonstração de sensibilidade e apoio à causa,
disponibilizaram uma área de terras para edificação, concedendo à entidade o direito real de uso homologado pela Prefeitura de Londrina conforme Lei Municipal Nº 9.360 de 23 de março de 2004.
O terreno doado localiza-se na zona sul de Londrina, Vale do Reno, tendo 9.000 m2 e que será construído em três fases:
1º - Centro de Convivência do Idoso;
2º - Ambulatório Médico; e
3º - Hospital do Idoso.
Em seu planejamento estratégico, a Associação prevê o estabelecimento de parcerias com o setor público e privado, como meio de potencializar suas ações. Alguns passos já estão sendo dados nessa direção, como a integração da entidade em redes de organizações do terceiro setor, o cadastramento junto a instituições que podem canalizar recursos. Conquistamos a
qualificação como organização de sociedade civil de interesse público (OSCIP). A Associação está apta a receber doações, firmar Termo de Parceria com o Poder Público, receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis administrados pela Secretaria da Receita Federal.
O projeto arquitetônico do Centro de Convivência do Idoso foi elaborado em conformidade às necessidades físico-espaciais mínimas exigidas de acordo com as disposições da NRB9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
e da portaria 810 do Ministério da Saúde e da Legislação Municipal vigente.
Atividades
A Pedra Fundamental foi lançada em 29 de junho de 2004 no terreno das futuras instalações do Centro de Convivência, com a presença da Diretoria da Associação e de seu Presidente de Honra, Galvão Bueno. Compareceram autoridades locais como o prefeito, deputados e vereadores, representantes de diversos segmentos da sociedade civil e grupos de idosos convidados. Na
cerimônia a sociedade local foi informada de que o Centro abrirá suas portas para os cerca de 90 grupos de idosos de Londrina, oferecendo um dia diferenciado de lazer, recreação e saúde, de acordo com uma programação mensal que prevê atender de 50 a 60 idosos por período.
Iniciamos nossas atividades em 16 de outubro de 2004 com o evento Dia da Saúde, que devido à ótima repercussão motivou o projeto Atendimento Médico Itinerante, que atende os idosos carentes nos bairros, durante o período de construção do Centro de Convivência.
Neste primeiro evento atendemos cerca de 120 idosos carentes com exames de clínico geral, gastroenterologia, oftalmologia, cardiologia, dessintometria de calcâneo; e também apresentação musical e dança de salão. Após o atendimento os idosos receberam um farto café da manhã com sucos, café, chá, bolachas, sanduíches e frutas.
Os exames realizados são analisados pelos médicos e depois são encaminhados cartas com os diagnósticos e recomendações a cada idoso.
Atendimento oftalmológico
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no dia 05 de março, atendemos mais de 100 idosos carentes seguindo o modelo do primeiro evento.
Idosas aguardando o atendimento
Em 05 de maio realizamos o 3º Dia da Saúde no bairro Santa Rita, com participação de 130 idosos que receberam tendimento médico em diversas especialidades. Nesta edição os participantes prestigiaram a apresentação do grupo de Taiko Inshindaiko Ladies, tambores japoneses, e da Escola de Circo de Londrina.
Cultura e Esporte
Também é objetivo da Associação a promoção de atividades esportivas e culturais e, para isso, estão incluídos no projeto a construção de:
- Gramado para Park Golf;
- Quadra de Boccia ou Malha;
- Palco ­ representações e canto;
- Ambiente para jogos ­ Xadrez, damas, cartas;
- Ambiente para música;
- Ambiente para artes plásticas;
- Ambiente para televisão e dança.
Serão desenvolvidos: projetos de teatro, esportes, música, costura cênica,
artes plásticas e programas de exercícios físicos. As peças teatrais serão
apresentadas à sociedade, assim como concertos musicais e exposição de
trabalhos artísticos. Com essas atividades esperamos despertar o lado
cultural do idoso não esquecendo seu bem-estar e também a importância de
interação com jovens e crianças, pois a experiência de vida é valiosa.
Centro de Convivência do Idoso
O Centro de Convivência formará um grupo para idosos que ainda não estejam integrados, de acordo com a visão de que se deve oferecer a eles, alternativamente, possibilidades de integração social, sem afastá-los, todavia, daquilo que lhes é essencial: o convívio familiar. As atividades e cuidados desenvolvidos na Associação serão totalmente gratuitos e
acontecerão durante o dia.
O quadro de funcionários será composto, preferencialmente, por pessoas com idade acima de 50 anos, mais uma iniciativa de valorização do idoso, e também com apoio de voluntários. As portas do Centro estarão abertas ao campo do estágio, capacitação técnica e pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação de instituições conveniadas.
Os participantes terão o atendimento de médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, recreacionistas, aulas de música, costura cênica, artes plásticas, esportes.
Os projetos técnicos da construção do Centro estão em fase de conclusão. A construção teve início em 26 de fevereiro. O custo estimado da obra é de R$ 1 milhão, e a prioridade no momento é a captação de recursos. Para dar início às atividades, os diretores da associação assumiram o compromisso de contribuir mensalmente com um valor fixo, mas a obra vai exigir um
envolvimento de toda a sociedade, que poderá colaborar na forma de contribuições fixas e doações, carreando recursos financeiros, materiais, equipamentos e prestação de serviços para a construção do prédio, implantação e manutenção do Centro.
Este sonho está se tornando realidade com o apoio e colaboração de empresários, órgãos governamentais, voluntários e simpatizantes por esta causa nobre do idoso carente. Esperamos ser modelo para o surgimento de outras instituições neste mesmo segmento, pois um não pode fazer muito sozinho, é preciso a união de todos para que aconteça!
O que move os cidadãos comprometidos com esta causa é o sentimento de urgência de um trabalho que pode mudar para melhor a vida de pessoas que tanto contribuíram para a sociedade, e merecem viver, com dignidade e alegria, esta idade que alguém definiu muito bem como a da “juventude acumulada”.



FONTE: http://www.abgb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário