segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ATLÉTICO CLUBE DE TRÊS CORAÇÕES DA TERRA DO REI PELÉ !!!

Galo, 100 anos de história


O Atlético Clube de Três Corações completa no ano de 2013 cem anos de existência e a diretoria do Clube Atlético Tricordiano presta uma pequena homenagem ao time que originol o CAT e que representou o futebol tricordiano por mais 90 anos nos gramados de minas afora. Parabéns ACTC, parabéns futebol Tricordiano.
 
Atlético Clube de Três Corações - Um pouco de sua história
 
       No ano de 1913, quando um grupo de apaixonados pelo futebol reuniu-se na casa do Sr. Miguel Ainda e elegeu sua primeira diretoria, tendo como Presidente o Sr. Valério Ludgero de Resende. Inicialmente adotaram a cor vermelha e as iniciais do América do Rio de Janeiro (AFC), optando pelo nome de Atlético Futebol Clube. Tempos depois foi proposta uma nova denominação, e por todos aceita. Atlético Clube Três Corações.
 
        A eterna rivalidade esportiva com a vizinha cidade de Varginha é tão antiga quanto o próprio Atlético, pois já na primeira partida, em 20 de janeiro de 1.914, houve muita confusão e pancadaria, mas a vitória foi nossa: 2 X 0 .
 
       Em 1.927, devido a grandes desavenças entre as diretorias do Atlético e da Associação Esporte Clube, o agente executivo (Prefeito) Cornélio Andrade Pereira foi obrigado a intervir, promovendo a extinção dos dois clubes. Esta decisão duraria até o ano de 1.938, quando o médico Dr. Daniel volta do Rio de Janeiro e juntamente com outros companheiros, conseguem reerguer o Atlético.
 
       Em 1.941, a Liga Esportiva Tricordiana (LET), reunindo jogadores do Atlético, Raul Chaves (Canto do Rio) e Colégio Estadual conquista a Taça Guaraína, a mais importante competição Sul-Mineira. Naquele time jogava Dondinho, pai do maior jogador de futebol de todos os tempos: O Rei Pelé.
   
 
       De 1.941 até 1.966, mesmo no amadorismo, o Atlético formou grandes times e viu despontar inúmeros craques. Em 1.960, conquista o difícil e decantado Torneio sul-mineiro. Em 1.966, inaugura a sua sede social, em 1.967 forma o primeiro time profissional. Em 1.970, disputa o campeonato mineiro da primeira divisão, com jogadores trazidos do Cruzeiro de Belo Horizonte, onde se destaca o ponta direita Roberto Batata.
     
       Em 1.971, além de formar talvez a sua melhor equipe, ficando atrás apenas dos três grandes da capital: Atlético, Cruzeiro e América, viu o craque Vanderley Paiva, oriundo de suas fileiras ( e filho da terra) sagrar-se Campeão Brasileiro, defendendo o Atlético de Belo Horizonte. Neste mesmo ano, o ACTC disputou uma partida histórica na cidade de Três Corações, o time recebia um jogo amistoso nada mais nada menos que o Santos de Pelé e venceu o amistoso pelo placar de 2x1.
 
        Depois de um longo período de altos e baixos, o Atlético volta a se destacar em 1.986, ano em que se sagra Campeão Mineiro da Segunda Divisão, fato que se repetiria em 1.992 com o Bi- Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, disputou a primeira divisão do campeonato Estadual nos anos de 1987, 1993 e 1994 e Campeonato nacional da Série C em 2001.  Agora, tão próximo da marca histórica em que irá completar os seus noventa e sete anos de existência, a emoção volta novamente com o Clube Atlético Tricordiano nas portas de retornar a elite do Futebol Mineiro, mas não foi desta vez certeza que continuaremos a buscar um lugar onde nunca devíamos ter saído e o povo tricordiano é merecedor de tal , no melhor futebol do mundo, rumo ao seu centenário.
 
Atlético Clube de Três Corações - Principais conquistas
 
Bicampeão da Segunda Divisão Mineira - 1986 e 1992

Campeão do Interior de Minas Gerais -  1972



fonte: http://tricordiano.com/actc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário