segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Câmara Municipal da Terra do Rei Pelé ,recebe o diretor da Estrada Real para palestra

O tema foi “Como o Sul de Minas pode aproveitar os Mega Eventos Esportivos –
 2013 a 2016

A Câmara Municipal lotou o seu plenário para ouvir o Diretor Geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna. Ele proferiu interessante palestra sobre as oportunidades de negócios que os jogos, programados para acontecerem no Brasil a partir de 2013, irão trazer. Em 2013, será a Copa das Confederações; em 2014, a Copa de Futebol; e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Segundo o diretor Baques, da Estrada Real, é urgente que Três Corações se prepare para receber os turistas que virão para o Brasil. “A terra do Rei Pelé tem uma chamada muito forte e, certamente, irá receber muita gente interessada em conhecer onde nasceu a maior expressão que o futebol já viu e, reconhecidamente, um cidadão do mundo”, enfatizou durante sua fala. Baques Sanna disse que cálculos da FIFA estimam entre 600 mil e um milhão de turistas no Brasil, durante a Copa de Futebol de 2014, e quase três milhões de brasileiros em trânsito durante os jogos.

Ficou impressionado com o interesse demonstrado pelo público durante a palestra e a interação, após a apresentação, quando várias pessoas se manifestaram querendo detalhes e mais informações.

A palestra foi aberta pelo Presidente da Câmara, Altair Nogueira, que agradeceu a presença expressiva de pessoas interessadas no tema, elogiou o vereador Dr Cláudio pela iniciativa da realização da palestra e ressaltou que este é o momento de unirmos forças - o poder público e a iniciativa privada -, para aproveitarmos as oportunidades que esses eventos esportivos nos trazem.

Muitos talvez ainda não acordaram para a importância da indicação de Três Corações como roteiro turístico durante a Copa. Precisamos preparar o tricordiano com o aprendizado de línguas, como o inglês e o espanhol, no mínimo, regras de um bom atendimento, cortesia e, principalmente, a valorização de nossos produtos, como o artesanato, nossa gastronomia (salgados, quitandas, doces etc) e vestuário. A hora é de discutirmos projetos e ideiaspara sabermos aproveitar a ocasião.


Da palestra ficou o excelente contato com a figura do diretor da Estrada Real, que se prontificou a nos ajudar no que for necessário e trazer cursos para especializar nossa mão de obra. O IER tem parcerias com a SETUR-MG, SECOPA-MG, o SESI e o SENAI-MG, o Sistema Fecomércio (SESC, SENAC-MG) o SEBRAE-MG, UNINCOR, Associação Comercial e Empresarial de Três Corações e o trade turístico de MG, entre outros.

O palestrante salientou que os jogos irão beneficiar não somente a cidade de Três Corações, mas também todos os municípios próximos, incentivando o comércio, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego em toda a região. Chamou a atenção ainda para as possíveis linhas de crédito abertas para o incentivo da rede hoteleira, bares e restaurantes. Bola pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário