quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Tricordiano Pelé recebe Bola de Ouro

O Rei Pelé recebeu uma Bola de Ouro especial da FIFA durante a Festa de Gala, realizada no dia 13 de janeiro, na cidade de Zurique. Segundo o diretor da revista France Football (responsável pela criação do prêmio em 1956), François Morinière, a entrega do troféu buscou \"consertar uma injustiça\". O Rei foi aplaudido de pé e chorou ao receber a Bola de Ouro.
A Bola de Ouro foi criada pela France Football para eleger o melhor jogador da Europa. Assim, Pelé nunca pôde concorrer ao troféu, pois atuou toda sua carreira profissional no Santos (com uma pequena passagem pelo NY Cosmos, dos Estados Unidos, após ter pendurado as chuteiras no Brasil). Apenas em 1991, a FIFA passou a eleger o melhor jogador do mundo.
pele afp
Pelé chorou ao ser homenageado com a sua primeira Bola de Ouro (Foto: AFP)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, exaltou a carreira de Pelé: “No momento que o mundo se prepara para a Copa de 2014, chegou o momento de reconhecer este jogador. Nenhum outro atleta teve tanta influência sobre jogo, inspirou tantos outros a jogar. Seu legado nos inspira. Sua criatividade era sem limites, seu talento nato era sem limites, com mais de 1.000 gols na carreira”, disse Blatter.

FONTE: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário